Calma coronavírus…

Coronavirus

“Calma coronavírus, vamos lavar as mãos e respirar pelo nariz!”

 

O melhor combate ao medo é feito com informação, e as crianças são curiosas por natureza. Vamos esclarecer dúvidas a pequeninos e mais crescidos, e reforçar normas de higiene respiratória e social.

 

O Coronavírus COVID-19, identificado em Dezembro de 2019, causa bronquite infeciosa em seres humanos. Cerca de 8% das pessoas infetadas desenvolvem a doença, sendo a patogenicidade do vírus (capacidade de provocar doença) muito elevada em pessoas pertencentes aos grupos de risco (pessoas idosas, pessoas com doença pulmonar ou respiratória prévia, com deficiência/fragilidade do sistema imunológico ou com insuficiência renal).

A propagação do vírus ocorre através de secreções pulmonares, onde o vírus se hospeda e prolifera. A prevenção é feita ao evitar o contacto com as secreções.

O período de incubação do vírus é de 2 a 14 dias. As gotículas podem permanecer em superfícies de 2h a 24h.
Boas práticas para contenção do surto são essenciais: lavar as mãos com água e sabão, abundantemente, desinfetar as mãos com gel ou espuma de álcool ou álcool, evitar o contacto com superfícies contaminadas e manter distância das pessoas de 1 a 2 metros de forma a não inalar gotículas respiratórias. Quando espirrar ou tossir tapar a boca com o braço. Evitar beijinhos e abraços durante o período do surto, pois o vírus é silencioso durante o tempo de incubação. Respirar pelo nariz,  evitar tocar onde toda a gente toca, e evitar locais muito frequentados (centros comerciais, supermercados, hospitais, aeroportos, eventos, etc…) e não partilhar objetos, brinquedos e alimentos.

 

O vírus é novo, contagioso, transmite-se por aerossóis, de forma direta ou pelo contacto de superfícies contaminadas. A maior parte dos contágios ocorre por nosso próprio contacto entre a superfície contaminada e os nossos olhos, nariz e boca. A propagação é evitada pela prevenção. A infeção respiratória é grave, a vacina está a ser desenvolvida e existe um medicamento que está a ser eficaz. Temos que nos manter saudáveis, vitaminados e hidratados, e à medida que o vírus se espalha pelo mundo, o nosso sistema imunitário vai desenvolvendo anticorpos. A consciência da população é essencial para evitar o pânico e conter surtos, que levam ao encerramento de instituições e esgotamento de produtos.
Maya Tappinen
Médica Dentista

[ 10 Março 2020 ]
Contacte-nos

Tel: 214 858 200
Email: geral@escolinhatialo.pt
Rua de Birre, 596A – Birre
2750-234 CASCAIS
[mapa]

Visite-nos no Facebook Visite-nos no Google+ Visite-nos no Instagram

2020 ©
Escolinha Tia LóTermos Legais
web design: Estreia