Projeto Curricular

pce

Brincar só? Não! Só Brincar

 

“Educar é…contar histórias.
Contar histórias é transformar a vida na brincadeira mais séria da sociedade.”   (Augusto Cury)

O ser humano nasce e cresce com a necessidade de brincar, sendo uma das atividades mais importantes na vida do indivíduo. Por meio das brincadeiras, sabe-se que a criança trabalha as suas potencialidades, limitações, habilidades sociais, afetivas, cognitivas e físicas.

O brincar, é uma necessidade que todo o Homem tem. É, também, uma atividade que faz parte do seu quotidiano, é comunicação e expressão, associando o pensamento e a ação; um ato instintivo voluntário; uma atividade exploratória, que auxilia as crianças no seu desenvolvimento físico, mental, emocional e social; um meio de aprender a viver, e não um mero passatempo.

Durante as brincadeiras, a criança desenvolve o exercício da fantasia e da imaginação, adquirindo, assim, experiências que irão contribuir para a sua vida adulta, experimentando inúmeras sensações que poderão ser usadas no dia-a-dia.

Enquanto brinca, a criança pensa, reflete e organiza-se internamente para saber o que quer, o que precisa. Está no seu momento de aprender; isso pode não ter a ver com o que a família, o professor ou o fabricante de brinquedos propõem que ela aprenda.

“ Ao brincar toda a criança se comporta como um poeta, pois cria um mundo próprio, reajusta os elementos do seu mundo de uma nova forma que lhe agrade e lhe dê prazer

(Freud)

capa

 

Contacte-nos

Tel: 214 858 200
Email: geral@escolinhatialo.pt
Rua de Birre, 596A – Birre
2750-234 CASCAIS
[mapa]

Visite-nos no Facebook Visite-nos no Google+ Visite-nos no Instagram

2018 ©
Escolinha Tia LóTermos Legais
web design: Estreia