Projeto Curricular

Leonardo-DaVinci

Descobrir e Vivenciar da Vinci

 

“Aprendi que, muitas vezes, as coisas mais sublimes expressam–se através de pequenas histórias”

Santiago Galve

 

É de uma grande história que vamos contar e vivenciar. Pequenas histórias da arte, da ciência, da literatura universalmente famosas, de uma enorme notoriedade, o mundo de Leonardo da Vinci, o mais incrível génio, matemático, engenheiro, poeta, pintor, escultor que alguma vez a história conheceu, muito mais que um pintor da Vinci foi um criativo, cientista e inventor. 

No âmbito do quingentésimo aniversário de Leonardo da Vinci, no ano de 2019-2020 os alunos vão descobrir, envolver-se, construir e viajar no universo do conhecimento de Leonardo da Vinci.

Como será o mundo de Leonard da Vinci aos olhos de uma criança?

No mundo infantil, tudo está conectado, o que faz com que uma atividade seja continuação da outra. A arte surge, então como uma manifestação natural no universo infantil; cujo cenário é apenas a vontade e o impulso de expressar percepções ainda em construção. Segundo Vygotsky(2009)  a arte é a atividade criadora a toda a realização humana responsável pela criação de qualquer coisa de novo, quer corresponda aos reflexos deste ou daquele objeto do mundo exterior, quer a determinadas construções do cérebro ou do sentimento que vivem e se manifestam somente no próprio ser humano . A arte é vista de diversas formas, sendo algo muito amplo com enumeras vantagens para as crianças que a praticam, quer por meio do desenho, dança, e universo imaginário. De acordo com Goethe citado por Vygotsky (2009), as crianças podem fazer tudo de tudo, com a sua simplicidade e espontaneidade. Por meio da arte, a criança comunica a sua interpretação da realidade que a cerca e também o seu estado emocional, mostrando como ela se sente e como o mundo a afeta, seja de uma forma positiva ou negativa. É  na escola que a arte deve ser incentivada e celebrada!

“ Na verdade, o grande Leonardo continuou a ser como uma criança durante toda a sua vida, e em mais de um sentido diz-se que todos os grandes homens devem conservar alguma parte infantil. Mesmo em adulto continuou a brincar e foi essa a razão por que se mostrou frequentemente misterioso e incompreensível aos olhos dos seus contemporâneos”

(Sigmund Freud, 1910)

capa-pce-201920

Projeto Curricular Escola 2019-20

 

Contacte-nos

Tel: 214 858 200
Email: geral@escolinhatialo.pt
Rua de Birre, 596A – Birre
2750-234 CASCAIS
[mapa]

Visite-nos no Facebook Visite-nos no Google+ Visite-nos no Instagram

2019 ©
Escolinha Tia LóTermos Legais
web design: Estreia