História

20_anos_escolinhatialo

Destacamos algumas datas mais importantes do nosso percurso:

1956

Nos finais da década de 50 nasceu a primeira Escolinha Tia Ló, na cidade de Lourenço Marques, em Moçambique. Foi um centro de atividades lúdicas e artísticas, criado por uma pintora, “Naïf”, Maria da Glória Carvalho Seixas de Mesquita ( 1930-2016) – a Tia Ló – de onde vem o nome do colégio.

1974

A Tia Ló vem para Portugal e abre a nova Escolinha em Birre, numa casa que se chamava Casalinho Saloio. A Escolinha Tia Ló, em Birre – Cascais, tornou-se num projeto muito diferente de Moçambique. Devido à obrigatoriedade de haver turmas de ensino básico, a continuação do projeto artístico de Moçambique, tornou-se inviável.  

1986

No final de 1986, o colégio foi passando progressivamente para a nova direção de Natália Rosa. Em respeito à história da Escolinha e ao legado da sua fundadora, foi mantido o nome da escola, o logotipo e o uniforme.

1989

É publicada a primeira edição do jornal trimestral “O Palhacinho”

1991

Os finalistas são surpreendidos com um baptismo de voo num avião bimotor.

1992

Os alunos do 1º ciclo viajam a Bruxelas e visitam o Parlamento Europeu.

1994

A Escolinha ganha o prémio de melhor Projecto Pedagógico com o tema “Aventura Portuguesa” atribuído pelo Instituto de Inovação Educacional.

1996

Publicação do livro “Instantâneos de uma Década”, uma compilação dos primeiros 10 anos da Escolinha, com a Tia Natália.

2002

Lançamento do fato de treino da Escolinha com passagem de modelos feita pelos alunos.

2005

O 1º ciclo lança-se numa busca inesquecível quando viaja ao Porto “À Procura de Sophia” para festejar Sophia de Mello Breyner.

2006

Escolinha faz 20 anos com a atual direcção.
Nas comemorações dos 20 anos, foi escrito o livro “20 anos de história(s)”, criada a bandeira e hino. Este foi escrito pelos alunos e musicado pela artista Mafalda Veiga

2007

Iniciativa inédita “1ª Festa do Pijama” onde todos os alunos dormem na Escolinha e na manhã seguinte recebem os pais para um grande pequeno-almoço.

2010

Sempre actualizada a Escolinha lança a versão 3.0 do seu site e marca forte presença nas novas redes de comunicação. 

2011

A Escolinha Tia Ló festejou as “Bodas de Prata”. Toda a comunidade escolar, alunos e ex-alunos juntaram-se para festejar um dia memorável na companhia de Pais e amigos de longa data. Foi também um ano marcado pela criação da nova template comemorativa dos 25 anos da designer Catarina Pinto, ex-aluna.
É sempre assim, devagar, devagarinho, sem darmos conta o tempo apodera-se de nós e … passam dias, semanas, anos letivos e 25 anos!
Natália Rosa – Diretora

2013

1º lugar no Ranking das Escolas 2013/14, no concelho de Cascais.

2014

650 anos da Vila de Cascais. Assinalámos o feito com um Peddy Paper na Vila de Cascais, onde pais, filhos e restante comunidades escolar se divertiram percorrendo a história da nossa vila.

2015

A Equipa Somos Nós. Este projeto foi uma homenagem a todos os atletas olímpicos e paralímpicos que representam o seu país. Também implementámos o quadro dos Atletas de Valores e vários alunos ganharam a sua medalha de mérito.

Em comemoração dos 30 anos do colégio, o professor de expressão musical fez a tradução do hino para a língua inglesa.

2016

E no final do ano de 2016, a 26 de dezembro fomos surpreendidos pela triste notícia do falecimento da nossa querida Tia Ló. A fundadora da Escolinha, estará sempre presente no colégio, nas nossas memórias e no nosso coração.
Gala “Eco-Escolas” – O nosso colégio foi galardoado com a Bandeira Verde. 

2017

No ano 2017/2018 o projeto Brincar traz desafios para nós, crianças e pais. Os nossos alunos participam no evento do município e são oradores na Casa das Histórias Paula Rego, em colaboração com o sindicato das crianças.

2018

Em 2018, ano nacional da colaboração, a comissão de mães e o colégio realizam uma caminhada solidária com o objetivo de colaborar com duas instituições do concelho: a associação Mimar e a aldeia S.O.S.

2020

Em 2020, o mundo parou repentinamente, fomos surpreendidos pela pandemia de Covid-19. A Equipa Pedagógica teve de se reinventar. Implementamos planos de ensino à distância diários de um dia para o outro, a imaginação, criatividade foi um desafio constante. A nossa prioridade foi sempre o bem estar e equilíbrio emocional das nossas crianças. 

2021

No ano letivo 21/22, grande alegria! A normalidade vai regressando lentamente, pudemos festejar o dia da mãe, com a presença física dentro do espaço escolar; foi um momento emocionante! Realizámos a primeira saída ao exterior com a visita de estudo ao Zoo…Finalmente fizemos a festa de finalistas do pré-escolar e a festa de encerramento das atividades letivas com a presença, ainda limitada, dos pais… todos estes momentos tiveram um sabor especial e um valor incalculável.

Contacte-nos

Tel: 214 858 207 | 963 459 860
Email: geral@escolinhatialo.pt
Rua de Birre, 596A – Birre
2750-234 CASCAIS
[mapa]

Visite-nos no Facebook Visite-nos no Google+ Visite-nos no Instagram

2022 ©
Escolinha Tia LóTermos Legais
web design: Estreia